/ Blog

Um fórum de debate dos temas da comunicação, aberto à participação de todos os que atuam no segmento. Entre e deixe o seu recado.

O que é reputação?

18 setembro 2019

A reputação é o nome dado à soma de percepções geradas, pelos diversos públicos de interesse, com relação a uma determinada marca, sejam elas decorrentes de ações, campanhas, projetos, ou até mesmo da visualização da logomarca ou da leitura do próprio nome.

A reputação é bastante definida, também, como a relação de confiança estabelecida entre uma organização e seus stakeholders, justamente por conta das experiências vividas e das interações com a marca.

A reputação pode ser um ponto positivo ou negativo para a empresa. Quando é boa, a tendência é que a empresa atraia investidores, parceiros de negócios, tenha facilidade em prospectar novos clientes e venda cada vez mais, no entanto, quando a reputação é negativa, a organização pode estar fadada ao fracasso, pode ter sua relação com seus stakeholders abalada.

Importante lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, reputação não é sinônimo de imagem. A reputação é construída ao longo do tempo, é um conceito que considera uma trajetória de longo prazo.

Já a imagem, é a opinião recente, mais imediata, que o público tem a respeito de determinada empresa, normalmente transmitida pelos próprios colaboradores. Quando se fala em reputação, são analisadas percepções de públicos internos e externos.

Muito provavelmente você já viu, em algum momento, a grande imprensa noticiar crises de grandes empresas. Pois bem, uma crise normalmente abala a reputação das empresas, afinal, altera a percepção que os stakeholders têm da organização.  

Esse é um exemplo, mas há diversas ações, por exemplo, com viés de inclusão social, que podem contribuir para a boa reputação de uma empresa.  Ética, transparência, credibilidade e trajetória são palavras que costumam estar relacionadas a reputação.

Gabriel Rocha

Gabriel Rocha é jornalista, graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e trabalha há quatro anos com comunicação interna, depois de passar por redação e assessorias de imprensa. Possui MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e está, atualmente, em fase de conclusão de uma pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

CONTRIBUA COM O BLOG PRESS

Envie seu texto para blog@pressaporter.com.br

Blog Press