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Estudo de caso: a participação de influenciadores digitais no lançamento de uma marca

08 agosto 2018
Promover o lançamento de uma marca e, a partir disso, usar os influenciadores digitais como instrumento para garantir credibilidade, confiança e poder de decisão de compra não é tarefa simples.

É notório que os consumidores tenham mais confiança em recomendações de celebridades digitais do que em quaisquer outras formas de publicidade. Isso não é segredo para ninguém e muito menos novidade às empresas. No entanto, promover o lançamento de uma marca e, a partir disso, usar os influenciadores digitais como instrumento para garantir credibilidade, confiança e poder de decisão de compra não é tarefa simples.

A exemplo de uma nova unidade de negócios, voltada à fabricação de computadores gamer e lançada na última edição da Brasil Game Show, considerada a maior feira de jogos eletrônicos da América Latina – compartilho a experiência que obtive durante o evento, por meio do trabalho realizado com influenciadores digitais e formadores de opinião.

Mas antes de pensar na estratégia, por que não se questionar: como construir confiança entre a marca e o público-alvo? Afinal, quem é esse público-alvo? Quais os diferenciais do produto ou serviço? Qual o mercado de atuação? Todas as respostas são o ponto-chave para traçar e promover ações assertivas de divulgação da nova marca.

Nesse caso, em busca de credibilidade e confiança ao lançamento, a equipe à frente do projeto decidiu trabalhar com personalidades da internet, especialmente produtores de conteúdo voltados ao público gamer. Com o target jovem da empresa, foi possível incluir os influenciadores no processo de lançamento, transformando a mensagem irrelevante em uma ação de engajamento.

Dentre os pontos em destaque da estratégia, produzimos uma carta personalizada para enviar aos influenciadores entusiastas por games, com o intuito de convidá-los a experimentar os computadores de alto desempenho em exposição na feira. Os dizeres da carta eram em tom de convocação, representados por um exército gamer – que faziam alusão aos conceitos de batalha adotados pela empresa.

O trabalho despertou a curiosidade dos influenciadores convidados, que gravaram stories nas redes sociais, questionando se o público conhecia a tal marca, e como seria experimentar uma “máquina de batalha” (nome utilizado pela marca para classificar os computadores). Ao final do evento, conquistamos mais de 90 publicações sobre a participação da marca na Brasil Game Show, além de iniciar um bom relacionamento com influenciadores e portais do trade de games.

Referência para uma geração jovem e destemida, os influenciadores são capazes de alavancar o sucesso do lançamento de marcas, produtos ou campanhas. Recorrer a eles é otimizar tempo e investimento, permitindo alcançar uma audiência qualitativa. Porém, vale lembrar: o importante não é investir no mais famoso, mas naquele que desempenha o papel estratégico e influente para a ação!

Miguel Reina

Miguel é corinthiano, relações públicas de coração e entusiasta por games assumido.

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