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Como fazer um Press kit: 6 dicas básicas para não errar!

24 junho 2019

Uma das ações mais adotadas ultimamente pelas assessorias de comunicação é o envio de press kit ou kit de imprensa. Essa estratégia é utilizada para divulgar ou apresentar um novo produto, ação ou campanha de uma empresa para o seu respectivo público. 

Na maioria das vezes, o press kit tradicional traz o release impresso (com informações mais técnicas e detalhadas), o produto divulgado e também há a opção de produzir materiais extras e personalizados, como bloco de notas, canetas, caixas, canecas, etc.

Press Kit produzido pela Press à Porter para a Tirolez no Dia das Mães – Álbum de fotos

Há empresas que usam essa estratégia em períodos sazonais, como: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Páscoa, entre outras datas comemorativas. Nesse caso, as ações são estruturadas e criadas com uma linguagem mais lúdica, com o intuito de estreitar relacionamentos de forma mais efetiva.

Press Kit da Linha Plugados da Adria voltado para o público infantil

Veja dicas abaixo para ajudar você a produzir um press kit:

  1. Defina o público-alvo: cada ação deve ter um público-alvo definido. Para isso, você deve realizar uma pesquisa para definir exatamente quem você deseja atingir: influenciadoras digitais, blogueiras, jornalistas, etc. Qual a região da ação? Qual o gênero e idade do público? Qual o perfil? A partir dessas definições, é muito mais simples e fácil criar um mailling assertivo.
  2. Defina os produtos enviados: o produto que será enviado é um lançamento ou é uma campanha institucional, que aglomera grande parte dos produtos da empresa? Selecione exatamente o que você deseja enviar, pois é fundamental que os produtos enviados estejam alinhados a estratégia e ação estipuladas.
  3. Defina os materiais extras: além dos produtos da marca, a estratégia terá outros materiais extras e personalizados? É importante que você tenha um objetivo bem delimitado para, a partir disso, escolher os materiais que mais condizem com a ação. Por exemplo: uma empresa de canetas está lançando um novo produto, direcionado para arquitetos. Nesse caso, você pode optar por enviar, além da caneta, uma prancheta personalizada, por exemplo.
  4. Orçamento: após a definição de todos os produtos que serão enviados, você precisa criar um orçamento com tudo que será gasto: embalagem, custo de envio e entrega, produção dos kits, produção dos releases e cartas, etc., para ter controle do valor final e para enviar ao cliente.
  5. Monitoramento: após o envio dos press kits, é imprescindível que você faça o monitoramento. Caso seja enviado para influenciadoras, há aplicativos que ajudam você a documentar as postagens, como é o caso do StorySaver ou o Chrome IG Story, que possibilitam baixar os stories feitos.  Após baixar o conteúdo, é só registrar em uma tabela a data e horário da postagem.
  6. Relatório da ação: após a definição e execução da ação, é fundamental que você apresente os resultados gerados para o seu cliente: orçamento para a produção, público-alvo, número de press kits enviados, número de postagens, audiência – com base nos seguidores, caso seja influenciador digital -, retorno de mídia e análise dos comentários. Produza um relatório e apresentação objetiva, coesa e acima de tudo, simples para facilitar o entendimento do cliente.

Essas são algumas dicas básicas para produzir um press kit.  Cada cliente e cada público têm suas especificações e por isso, é importante ter bons profissionais envolvidos em seu projeto.

A Press à Porter é uma agência de comunicação e gestão de imagem, temos um portfólio completo para formulação e execução de estratégias. Entre em contato com a gente no [email protected] e saiba como podemos ajudar você e a sua empresa.

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Victor Theodoro

Doutorando dupla-titulação em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal) e Universidade de São Paulo (ECA-USP). Assistente de Comunicação Corporativa na Press à Porter, ruivo, interiorano e apaixonado por livros, futebol e cerveja.

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